Navegando pelas notícias do site do Programa Prazer em Ler, escolhemos comentar sobre uma das conferências do dia 24 de agosto de 2007, , em face da realização do Seminário Prazer em Ler de Promoção da Leitura. Consideramos muito importante e pertinente a reflexão do escritor Bartolomeu Campos de Queiros sobre a leitura do texto literário e a educação. Destacamos na sua fala alguns aspectos: A importância de valorizar a arte que está dentro dos livros; A relação ensino-aprendizagem pela via da literatura e da afetividade, que, segundo ele, "a literatura nutre a fantasia do leitor, que todo real que nos envolve passa antes pela fantasia de alguém, que a criança aprende para ser amada pelo professor" e da fala de Michel Faucoult, "O sujeito lê não a oração que eu escrevo, mas o silêncio que deixo entre as palavras", e "todo sonho é condensado", segundo Freud. Com isso, queremos dizer que a leitura promove a escrita, transforma, critica, fantasia e realiza um cidadão melhor. A leitura literária possibilita o fazer pensar da criança, o questionar e o imaginário, enfatizando o seu processo cognitivo em vários campos como afetivo, emocional, operacional e entre outros.
Larissa Gomes do Nascimento
Maria Evania de Oliveira
Rosane Dantas
Suyane Silva
Vânia Maria Perdigão Cabral
Maria Evania de Oliveira
Rosane Dantas
Suyane Silva
Vânia Maria Perdigão Cabral
Um comentário:
Fquei muito orgulhosa com os resultados desse trabalho. Parabéns!
Postar um comentário