terça-feira, 18 de setembro de 2007

O livro literário e a literatura na formação do cidadão




Explorando o site http://www.prazeremler.org.br/ , encontramos no espaço dedicado ao Seminário Prazer em Ler de Promoção da Leitura, um comentário muito importante do escritor, pesquisador e ilustrador Ricardo Azevedo ( mesa de debate 5) sobre o tema "O que a escola quer formar? Técnicos ou Humanistas?". Diante de seu comentário sobre o tema refletimos sobre o real papel do livro didático. Na realidade, a estrutura em que é construído o texto didático traz ao pequeno leitor uma idéia pronta sobre a sua realidade, limitando-o apenas a absorver o seu contéudo e não a refletir sobre o mesmo. Porém, o texto literário em si, incluindo a poesia, proporciona ao leitor a oportunidade de reflexão crítica, e através dessa reflexão ao invés de tornar-se um cidadão técnico que apenas reproduz uma idéia pronta, ele pode se destacar como ser humano e torna-se mais completo, com idéias e pensamentos próprios e a capacidade de se tornar um crítico de si e do mundo em que vive.

Cristina Duarte; Leila Duarte; Kelly Lopes; Tiago Pereira e Gerlanne Tavares.
(Voluntários e Educadoras - 18/09/2007)

(Atividade realizada na terceira formação de Voluntários e Educadores Mediadores de Leitura, promovido pelo IDE e Instituto C&A)

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho orgulho de Ser Conselheira do Instituto C&A desse grupo e ver voluntários tão atuantes pela nossa causa.
Parabéns pelo trabalho e pelo envolvimento.
Tenha certeza que a praça de Natal deverá ser uns dos 9 finalistas da Premiação Ciranda.
Bjs, Sheyla Arruda - FOS

Anônimo disse...

Fquei muito feliz com os resultados desse trabalho. Parabéns!